PERCORRENDO O SERIDÓ: VISITA TÉCNICA À COLINA DOS FLAMBOYANTS, ZAJA CONFECÇÕES E IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS/RN

A Colina dos Flamboyants fica localiza em Cerro Corá/RN, cidade carinhosamente conhecida como a Suíça do Seridó pelos seus baixos níveis de temperatura. Em sua estrutura, a Colina conta com pousada e restaurante, uma proposta que uni bem-estar, conforto e diversão para seus clientes. A visita à Colina permitirá aos alunos analisar como a economia, turismo e lazer da cidade cresceram após seu surgimento, verificar como os empresários têm investido em marketing para encantar e capturar clientes, como acontece o gerenciamento da pousada e restaurante no mesmo local e quais mudanças precisaram ocorrer ao longo do tempo para se adequarem às demandas dos hóspedes e visitantes. Na oportunidade, também será feita visita à Indústria de Confecções ZAJA, uma das empresas de maior sucesso atualmente no Seridó, que produz peças de roupas para as gigantes grifes do Brasil. A visita à empresa possibilitará aos alunos analisar o crescimento recorde da empresa ao longo dos anos, o salto na economia do município após sua criação, o investimento cada vez maior em tecnologia e aperfeiçoado das habilidades da equipe de trabalho, a infra-estrutura (maquinário de ponta), os esforços na capacitação contínua dos colaboradores, além do comportamento empreendedor do proprietário da ZAJA que atualmente também ocupa posição no setor público. Já o IFRN campus Currais Novos/RN possui placas solares para geração de energia secundária e um sistema sustentável de captação de água que usa armazenamento por cisternas, além de ter dessalinizador da água de poços, oportunizando entender como um órgão público utiliza sistema de gestão ambiental. Portanto, as visitas viabilizam conhecer empresas de diferentes ramos, que começaram pequenas, mas atualmente são destaques na região Seridó, verificar a capacidade de inovação, estratégias de marketing e produção, RH, além do comportamento empreendedor dos proprietários e como empresas do setor público também podem investir em tecnologias sustentáveis, com responsabilidade socioambiental. Visitas técnicas são importantes para fortalecer o conhecimento dos alunos e professores através de experiências reais, uma metodologia dinâmica e construtiva.