SOBRE O CURSO

Qual a duração do curso de Serviço Social? 

Por se tratar de um bacharelado, o curso de Serviço Social da FCST tem duração de 4 anos, com regime semestral e presencial. 

Para quais áreas o curso habilita? 

O curso habilita o profissional a atuar nas várias manifestações da questão social e nas demandas dela emergentes. Formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social e na Lei que regulamenta a profissão, com competências e atribuições privativas da categoria e consciente da luta por melhorias de qualidade de trabalho e na busca constante do aprimoramento intelectual. Profissional atuante em atividades de orientação, junto a pessoas, grupos e comunidades. Intervindo na realidade social mediante o compromisso com os grupos marginalizados social e economicamente. 

Quais disciplinas o curso oferece? 

A organização curricular se fundamenta no tripé dos conhecimentos constituídos dos núcleos de fundamentação da formação profissional, que englobam os conhecimentos e habilidades contidos nas atividades acadêmicas. 

O Núcleo de Fundamentos Teórico-metodológicos da vida social engloba as disciplinas: Sociologia, Ciência Política, Economia Política, Filosofia, Psicologia, Antropologia Social, Ética, Direito e Política Social. 

O Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio histórica da Sociedade Brasileira contempla os conteúdos: Formação Sócio histórica do Brasil e Acumulação Capitalista e Desigualdades Sociais. 

O Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional abrange as disciplinas: Fundamentos Históricos, Teóricos, Metodológicos do Serviço Social; Processo de Trabalho do Serviço Social; Administração e Planejamento; Pesquisa; Estágio; Trabalho de Conclusão do Curso;  

Quem são os professores do curso? 

Os professores do curso são profissionais com ampla atuação de mercado e experiência docente significativa. Sempre priorizamos a atuação de docentes com mestrado e doutorado. 

Qual o perfil do estudante formado no curso de Serviço Social da FCST? 

O curso de Serviço Social da Faculdade Católica Santa Teresinha, objetiva formar profissionais que sejam inclusive propositivos, na formulação de alternativas para a população e/ou grupos/indivíduos com os quais trabalham, no sentido de fortalecer a luta pela efetivação dos direitos sociais, conhecendo os desafios e possibilidades da intervenção profissional. 

Quais as opções de atuação após a conclusão do curso? 

A atuação do Assistente Social está inserida na formulação e execução das políticas públicas, tais como saúde, educação, habitação, previdência social e assistência social. Considera-se também, principalmente a partir dos anos de 1980, a inserção do Assistente Social em organizações não governamentais – ONG’s e movimentos sociais. O mercado de trabalho também contempla as empresas privadas, constatando-se deste modo, uma demanda diversificada referente ao trabalho do Assistente Social. 

As instituições que têm contratado o (a) Assistente Social, em geral são: prefeituras, associações, entidades assistenciais e de apoio à luta por direitos, sistema judiciário e presidiário, sistema de saúde, empresas, sindicatos, sistema previdenciário, ONG’s, centros comunitários, escolas, fundações, universidades, centros de pesquisa e assessoria. Como as injustiças sociais e a desigualdade são persistentes e estruturais, enquanto permanecerem haverá campo de atuação profissional 

Qual o horário de funcionamento do curso? 

O curso funciona no horário noturno das 18h50min às 22h00min. 

Como posso ingressar no curso? 

O processo de ocupação de vagas no curso de Ciências Contábeis da FCST se dá de três formas:  

  1. a) Através do processo de avaliação próprio da Instituição;
  2. b) Por meio do resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 
  3. c) Processo de transferência de outra Instituição ou que já tenha cursado uma graduação.

A faculdade oferece bolsas de estudo? 

Para cada época estabelecemos nossas políticas de descontos, por isso entre em contato com a faculdade para maiores informações acerca da política de bolsas de estudo. 

TIRE SUAS DÚVIDAS

Entraremos em contato assim que possivel, por favor aguardar.