SOBRE O CURSO

Qual a duração do curso de Ciências Contábeis? 

Por se tratar de um bacharelado, o curso de Ciências Contábeis FCST tem duração de 4 anos, com regime semestral e presencial. 

Para quais áreas o curso habilita? 

Ao concluir o curso, o profissional formado em nossa faculdade estará legalmente habilitado para assumir a responsabilidade dos serviços contábeis das empresas privadas e públicas, organizando e dirigindo os respectivos departamentos, executando e/ou supervisionando esses serviços, inclusive os serviços afins à área contábil. De acordo com o Projeto Pedagógico aqui exposto, a Faculdade Católica tem como meta principal capacitar os futuros profissionais para atuar: 

  1. a) Na organização e execução dos serviços de contabilidade em geral;
  2. b) Na escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços de demonstrações; e,
  3. c) Nas perícias contábeis, judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, questões judiciais ou extrajudiciais de avarias, assistência aos conselhos fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferida por lei aos profissionais de Contabilidade.

Quais disciplinas o curso oferece? 

A dinâmica curricular do Curso de Ciências Contábeis define-se pelas dimensões formativas, a partir de uma organização em torno de:  

  1. a) Componentes Básicos; 
  2. b) Componentes Específicos;
  3. c) Componentes Complementares;
  4. d) Componentes de Extensão;
  5. e) Estudos Optativos;
  6. f) Disciplinas Eletivas;
  7. g) Atividades Extracurriculares;
  8. h) Atividades de Extensão

São considerados Componentes Básicos, os componentes curriculares obrigatórios, estabelecidos como currículo mínimo, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os referidos componentes destinam-se à formação cidadã, contemplando a diversidade e multiculturalidade da sociedade brasileira, através de estudos econômicos, contábeis, antropológicos, sociológicos, comportamentais, filosóficos e do direito. 

Os Componentes Específicos, contribuem para a formação profissional, sendo eles: Contabilidade Básica, Intermediária, Avançada, Prática, Gerencial, Tributária, Pública, de Custos, Teria da Contabilidade, Análise de Custos, Análise das Demonstrações Contábeis, Auditoria, Perícia, Orçamento Público e Estágio Supervisionado, observando os pré-requisitos fixados. 

Já os Componentes Complementares, são aqueles que complementam a formação profissional, ensejando melhores condições de atuação do profissional, quais sejam: Ética, Gestão Organizacional, Economia, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Administrativo, Constitucional, Comercial, Tributário. 

Quem são os professores do curso? 

Os professores do curso são profissionais com ampla atuação de mercado e experiência docente significativa. Sempre priorizamos a atuação de docentes com mestrado e doutorado. 

Qual o perfil do estudante formado no curso de Ciências Contábeis da FCST? 

O curso de graduação em Ciências Contábeis se propõe ensejar a capacitação profissional, de modo que o egresso apresente as seguintes habilidades e competências: 

* Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; 

* Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; 

* Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; 

* Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis; 

* Desenvolver, com motivação, com permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão; 

* Exercer suas funções com o expressivo domínio das funções contábeis e atuariais que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas da sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania; 

* Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial; 

* Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas na legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais. 

Quais as opções de atuação após a conclusão do curso? 

Após a conclusão do curso o egresso poderá atuar como: Assessor de Negócios; Auditor e Perito Contábil; Analista Financeiro e de Custos; Consultor Empresarial; Contador Gerencial; Contador Público; Controlador (Controller); Pesquisador; Professor; Profissional Liberal; Auditor Fiscal e Tributário. 

Qual o horário de funcionamento do curso? 

O curso funciona no horário noturno das 18h50min às 22h00min. 

Como posso ingressar no curso? 

O processo de ocupação de vagas no curso de Ciências Contábeis da FCST se dá de três formas:  

  1. a) Através do processo de avaliação próprio da Instituição;
  2. b) Por meio do resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 
  3. c) Processo de transferência de outra Instituição ou que já tenha cursado uma graduação.

 A faculdade oferece bolsas de estudo? 

Para cada época estabelecemos nossas políticas de descontos, por isso entre em contato com a faculdade para maiores informações acerca da política de bolsas de estudo. 

TIRE SUAS DÚVIDAS

Entraremos em contato assim que possivel, por favor aguardar.