SOBRE O CURSO

SOBRE O CURSO  

Duração do curso: 5 anos (10 semestres) 

Modalidade: Presencial 

O curso de Direito da FCST tem como objetivo preparar os alunos para um mercado de trabalho exigente e concorrido, assim como oferecer as bases para uma carreira promissora. O Direito é uma disciplina pertencente à área das Ciências Sociais Aplicadas. 

O nosso curso possui o diferencial de contar com professores pós-graduados, com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, que estão diretamente ligados ao mercado de trabalho e levam para a sala de aula as mais recentes questões práticas e os desafios do mundo profissional, preparando os nossos alunos para o mercado de trabalho.  

Além disso, possuímos um Núcleo de Prática Jurídica onde os alunos aprendem a atuar, atendendo a pessoas necessitadas, produzindo peças jurídicas, realizando conciliações e promovendo o acompanhamento de processos administrativos e judiciais.  

Nosso curso ainda conta com monitoria de disciplinas e projetos de pesquisa que inserem o aluno na iniciação científica, e projetos de extensão que buscam promover uma ponte entre a faculdade, o conhecimento nela adquirido e a sociedade.  

Como funciona a graduação em Direito? 

Ao se formarem, nossos alunos apresentam conhecimentos aprofundados sobre a natureza, legislação e funcionamento da sociedade e do ordenamento jurídico, sendo capazes de identificar e interpretar as normas, a doutrina, a jurisprudência e os fenômenos jurídicos, assim como intervir em conflitos e disputas, garantindo um resultado ético e comprometido. 

Ao longo dos 10 semestres de curso, nossos alunos são preparados para exercer a profissão com excelência, rigor ético e profissionalismo, em ambientes e contextos os mais variados. Vale destacar que, por ser uma graduação em formato presencial, em nosso curso se aproveitam todas as vantagens de uma relação mais próxima entre professor e aluno, assim como da interação dos alunos entre si e de participação mais eficaz nos projetos acadêmicos, potencializando o aprendizado e tornando a graduação mais qualitativa.  

Quais as possibilidades profissionais do bacharel em Direito?  

O bacharel em Direito possui um dos mais amplos leques de atuação profissional entre as carreiras profissionais. No setor público e no setor privado, há uma grande quantidade de profissões jurídicas típicas que só podem ser exercidas por quem possui diploma em Direito. 

No setor público, por exemplo, destacam-se as atividades de juiz, promotor de justiça, procurador da República, advogados de entes públicos, delegado de polícia e defensor público. Em alguns Estados, inclusive, já se exige o bacharelado em Direito para o exercício das carreiras policiais. No setor privado, a advocacia ganhou, nos últimos tempos, áreas de atuação cada vez mais especializadas, tanto no âmbito nacional, quanto internacional. Além disso, os concursos públicos atualmente têm exigido cada vez mais uma carga elevada de disciplinas jurídicas, de maneira que o estudante da área estará à frente de candidatos de outras áreas.  

Além dessas atividades típicas, o profissional do Direito é cada vez mais solicitado para atuar em outros campos, como diplomacia, mediação e arbitragem, assessoria política, consultoria empresarial, jornalismo, entre outros, sendo ainda elevada a demanda por profissionais de formação jurídica em organizações internacionais e não-governamentais, principalmente, aquelas relacionadas ao meio ambiente, aos direitos humanos, à educação e à proteção do consumidor. 

Informações adicionais 

Coordenador do Curso: Prof. Me. Augusto de França Maia  

Horário de aulas: 18h50min às 22h  

Dias de aulas: Segunda-feira a quinta-feira 

Perfil no Instagram: @direito.fcst 

Carga horária de disciplinas: 2.840 horas 

Carga horária de estágio: 320 horas  

Carga horária de atividades complementares: 200 horas 

Carga horária de atividades de extensão: 380 horas  

Carga horária total: 3.740 horas 

TIRE SUAS DUVIDAS

Entraremos em contato assim que possivel, por favor aguardar.

AREA DE ATUAÇÃO