Especialização em Serviço Social e Políticas Públicas

Especialização em Serviço Social e Políticas Públicas

SOBRE O CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em “Serviço Social e Políticas Públicas” tem o propósito de fomentar a criticidade por parte dos (as) profissionais atuantes e/ou pesquisadores.

Todavia, é importante discorrer que a conjuntura que envolve o percurso de debates, conquistas, busca por consolidação e, também, o cenário de perplexa violação dos direitos sociais é um prisma presente nas discussões que permeiam o Serviço Social brasileiro.

Desde a década de 1980, passos importantes ocorreram na luta por esses direitos supramencionados, consubstanciados de forma mais expressiva a partir da Constituição Federal – 1988. A partir de então, o terreno que caracteriza as políticas públicas, no Brasil, alargou suas conquistas com a aprovação de exigências constitucionais, como por exemplo: O Sistema Único de Saúde – SUS, O Sistema Único de Assistência Social – SUAS; como também, legislações de cunho segmentário, como o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Estatuto da Pessoa Idosa, dentre outros. Todos em busca do fortalecimento da gestão democrática e participativa, como bem está posto na CF-88.

Em paralelo a esse contexto de conquistas, no que tange aos direitos e políticas sociais, existe a constituição de cenários profundamente complexos em que a reestruturação produtiva alia-se às mudanças proporcionadas pela chamada reforma de Estado, que tem afetado o alcance e o papel das políticas públicas devido à visão reducionista deste.

Diante desses cenários é que os diferentes profissionais atuantes na área que envolve as políticas públicas são desafiados em seu cotidiano profissional, uma vez que, dualmente, são chamados a sua prática a partir do Estado para atuar frente à classe trabalhadora, a qual se vê assolada por este sistema.

Por isso, é importante o fomento e consolidação de um perfil crítico-reflexivo frente à esfera de atuação estatal e/ou privatista, buscando problematizar o cenário que norteia as políticas públicas em tempos de capital.

Portanto, a proposta da FCST, a partir da criação do Curso de Pós-graduação Lato-sensu “Serviço Social e Políticas Públicas”, é contribuir para uma formação crítica, propositiva, interventiva e política para com aqueles (as) que atuam e/ou pesquisam na área das políticas públicas, qualificando o seu fazer profissional na medida em que desenvolvem sua capacidade reflexiva e analítica acerca da compreensão do cenário sócio-político-histórico em que as políticas públicas são constituídas e das suas especificidades.

Objetivo

O Curso de Pós Graduação Lato-sensu em “Serviço Social e Políticas Públicas” da Faculdade Católica Santa Teresinha – FCST tem como objetivo capacitar e qualificar profissionais de Serviço Social e áreas afins para a atuação crítica, reflexiva e analítica nas políticas públicas desenvolvidas no território nacional, regional e local.

Público-alvo

O referido curso lato-sensu destina-se aos profissionais bacharéis em Serviço Social, de instituição pública e/ou privada devidamente reconhecida pelo MEC e áreas afins que atuam em seus espaços ocupacionais nas políticas públicas ou, aqueles profissionais que pretendem adquirir conhecimentos críticos e reflexivos acerca das discussões que envolvem o Estado e as políticas públicas. Pretende-se ainda, oferecer condições para o desenvolvimento de competências e habilidades para o planejamento, a gestão e a execução de serviços, programas, benefícios e projetos sociais permeados, atualmente, pela conjuntura que norteia as políticas públicas.

Duração

360h (15 meses)

Disciplinas

  • Estado e Políticas Públicas
  • Globalização e Reestruturação Produtiva
  • O planejamento Urbano e Serviço Social
  • Política de Direitos Humanos e Serviço Social
  • Os serviços sociais e desafios da e na gestão
  • Trabalho e Políticas Públicas
  • Metodologia da Pesquisa
  • Políticas Sociais
  • Política de Assistência Social
  • Política de Saúde e Serviço Social
  • Infância, Adolescência, Juventude e Família.
  • Seminários de Pesquisa

Maiores informações
84 9 8647-0610 (WhatsApp)

TIRE SUAS DÚVIDAS

Entraremos em contato assim que possivel, por favor aguardar.