SOBRE O CURSO

Duração do curso: 5 anos (10 semestres)

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais de indivíduos e grupos em diferentes situações. O curso de PSICOLOGIA da Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST) tem como objetivo preparar os alunos e alunas para um mercado de trabalho exigente e concorrido, assim como ofertar as bases para uma carreira promissora. A psicologia tanto pode estar inserida nas Ciências Humanas quanto nas Ciências da Saúde.

Como funciona a graduação em Psicologia na FCST?

A formação em psicologia envolve um conjunto amplo de competências e habilidades que possibilitam, no graduando, atitudes, valores e capacidade de ação frente a desafios postos pela realidade em que atuará. As competências e habilidades encontram-se organizadas pelos momentos da formação e pelos eixos estruturantes do curso, conforme definidos nas Novas Diretrizes Curriculares. E as competências das ênfases curriculares complementam a formação em psicologia na FCST.

O curso de psicologia é de 05 (cinco) anos, onde o graduando vai desenvolver a capacidade de observar, diagnosticar, prevenir, aprender sobre as abordagens, técnicas psicoterápicas e tantas outras aprendizagens.

A Matriz Curricular é de 4 mil horas, com componentes de estágio, extensão e metodologia de pesquisa científica em psicologia e ao longo dos 10 semestres. Compete ao discente estudar e analisar os processos intrapessoais e as relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual  e de grupo, no âmbito das instituições de várias naturezas, nos mais variados contextos. O discente estuda os fundamentos éticos da profissão e articula teoria e prática em Psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também a condições políticas, históricas e culturais.  Entre as disciplinas da matriz curricular, estão:

Psicologia Social

Psicologia Escolar e Educacional

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Psicologia do Desenvolvimento da vida Adulta e Velhice

Neuropsicologia

Psicologia da Saúde

Psicologia Hospitalar

Psicologia Jurídica

Saúde Mental e Saúde Coletiva

Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Como se dar o acesso ao Curso de Psicologia na FCST?

O ingresso no curso de Psicologia pode ser através do vestibular gratuito e presencial, através da nota do Enem ou como estudante de segunda graduação.

– Por que fazer o curso de psicologia na FCST?

É o primeiro curso da região do Seridó, com um quadro de docentes bastante qualificado: especialistas, mestres e doutores.

– Como são as ênfases curriculares ofertadas pelo Curso de Psicologia da FCST?

São oferecidas duas ênfases, a Enfase em Psicologia e Processos Clínicos e a Enfâse Educativos e Organizacional, para livre escolha do aluno. Os objetivos a serem alcançados pelas respectivas ênfases curriculares estão especifícados a seguir.

  1. – Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos e Saúde Coletiva

 

Nessa ênfase busca-se preparar mais intensivamente o psicólogo para atuar em diferentes instituições que prestam serviços de saúde, em diferentes níveis, ampliando o conceito de atuação clínica tradicional. A ampliação do conceito de saúde, nele incluída a dimensão psicossocial, abre grandes perspectivas de inserção do psicólogo em instituições, atuando em equipes multiprofissionais.

Em síntese, o aprofundamento permitido por essa ênfase curricular volta-se para capacitar melhor o psicólogo a:

  • Diagnosticar necessidades de intervenção psicossocial em diferentes contextos onde ocorrem ações de saúde nos três níveis de assistência à saúde e de ações de promoção da sáude, prevenção e cura;
  • planejar, executar e avaliar intervenções nos níveis primário, secundário e terciário, com base em teorias e técnicas psicológicas adequadas;
  • saber escutar do lugar de onde o sujeito enuncia , a escuta clínica, enquanto competência, e exige habilidades para observar, analisar e interpretar manisfestações verbais e não-verbais.
  • atuar no sentido de promover a saúde e qualidade de vida em diferentes contextos ,buscando benefícios para indivíduos, familaires, grupos, organizações , instituições de sáude e comunidade.

 

A Ênfase oferece, para a formação do discente, disciplinas teóricas e prática clínica, no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), nas principais abordagens de tratamento psicológico para crianças, adolescentes e adultos, tais como Psicanálise e Fenomenologia-Existencial Humanista. (Abordagem Centrada na Pessoa e Logoterapia).

  1. – Ênfase em Psicologia e Processos Educativos e Organizacional

 

Esta ênfase privilegia processos psicológicos, educativos e de aprendizagem e as relações entre ensino-aprendizagem. Mais precisamente, focaliza o planejamento, a execução e a avaliação de programas de educação regular, continuada, formal e informal, em diversos ambientes.

Em síntese, a Ênfase Psicologia e Processos Educativos  e Organizacional tem como objetivos centrais:

  • Analisar e diagnosticar em diferentes contextos educacionais formais e não formais, problemas que exijam ações voltadas para melhoria dos processos educacionais;
  • planejar, executar e avaliar intervenções capazes de superar problemas e dificuldades de aprendizagem individual, grupal e organizacional;
  • Identificar e compreender necessidades educacionais no ambiente educional,  sugerindo mudanças nos contextos de educação que possam colaborar para o processo de inclusão social.
  • Atuar no sentido de promover o desenvolvimento das pessoas, grupos e organizações, analisar o ambiente organizacional e o seu contexto, identificando variáveis que afetam o comportamento humano no trabalho, além de auxiliar na capacitação e seleção de recursos humanos.

 

– Qual o perfil do egresso do Curso de Psicologia da FCST?  

O egresso do Curso de psicologia tem como perfil ser um profissional com formação científica, crítica e reflexiva – apreensão de uma postura consciente e     responsável quanto à utilização de métodos e técnicas científicas, à avaliação e à produção de conhecimentos da Psicologia.  A formação interdisciplinar estabelece a necessidade de interfaces com outros saberes  e profissões para a compreensão dos fenômenos humanos, decorrentes do reconhecimento das especificidades e limites da prática psicológica. A formação pluralista implica no reconhecimento e na análise comparativa da diversidade de sistemas psicológicos — fundamentação teórica, metodológica e epistemológica, garantindo ainda a reflexão sobre os efeitos particulares das práticas decorrentes de cada uma dessas articulações conceituais. Assim como, o compromisso político-social – uma formação fundamentada na dimensão sócio histórica e cultural, voltada para as necessidades da população e para a melhoria das condições de vida.  Busca-se que o egresso seja cônscio da importância da educação continuada, bem como de sua responsabilidade social

– Como é o mercado de trabalho para os profissionais com formação em Psicologia? 

Por ser uma profissão com ampla área de atuação, oferece diferentes alternativas depois da graduação, tais como:

Psicologia Clínica;

Psicologia Educacional;

Psicologia Organizacional;

Psicologia Hospitalar;

Psicologia Jurídica;

Psicologia Esportiva;

Neuropsicológica.

Portanto, o profissional com formação em Psicologia pode atuar diretamente em escolas (de todas as naturezas e níveis de ensino), creches, estabelecimentos de saúde (de todos os níveis de atenção), instituições públicas e privadas, empresas públicas e privadas, comunidades e associações comunitárias, movimentos sociais, organizações não-governamentais, sindicatos, fundações, varas da criança e do adolescente, varas da família, sistema penitenciário, associações profissionais e/ou esportivas, nos diversos setores das comunicações, núcleos rurais e nas demais áreas onde as questões concernentes à profissão se façam presentes e sua atuação seja pertinente.

Nestes diversos campos de atuação, o profissional em Psicologia produz conhecimento  científico por meio de: observação, descrição e análise dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal; analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e psicossociais sobre os sujeitos na sua dinâmica intrapsíquica e nas suas relações sociais, para orientar-se no psicodiagnóstico e atendimento psicológico; promove a saúde mental na prevenção e no tratamento dos distúrbios psíquicos, atuando para favorecer um amplo desenvolvimento psicossocial; elabora e aplica técnicas de exame psicológico, utilizando seu conhecimento e práticas metodológicas específicas, para conhecimento das condições do desenvolvimento da personalidade, dos processos intrapsíquicos e das relações interpessoais, efetuando ou encaminhando para atendimento apropriado, conforme a necessidade. Participa da elaboração, adaptação e construção de instrumentos e técnicas psicológicas através da pesquisa, nas  instituições acadêmicas, associações profissionais e outras entidades cientificamente reconhecidas. Realiza divulgação e troca de experiência nos eventos da profissão e comunidade científica e, à população em geral, difunde as possibilidades de utilização de seus recursos.

– Quais as tendências para a área da Psicologia? 

Com o aumento das doenças relacionadas à mente e o mundo cada vez mais competitivo, com muito mais cobranças e vivendo-se em um ritmo muito mais  acelerado que, muitas vezes, os indivíduos desenvolvem ansiedade, depressão e até mesmo distúrbios alimentares.

Dessa forma, a necessidade de profissionais qualificados para lidar com essas questões se faz ainda mais necessário. Por outro lado, a Psicologia é uma das profissões que não sofrerão com os impactos das tecnologias, da inteligência artificial, dos robôs, que funções sejam substituídas por máquinas ou softwares sofisticados, pelo contrário, as inovações tecnológicas tendem a ser úteis como ferramentas para a complementação do trabalho cotidiano de quem atua na área da psicologia.

Ao cursar Psicologia, você deve ter em mente que não estará apenas fazendo um bom curso para a sua carreira profissional, mas também para ajudar as pessoas que passam por situações complexas.  Ao estudar Psicologia, você passa a entender melhor as outras pessoas e a você também.  E assim, você poderá contribuir para uma sociedade muito mais saudável.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Entraremos em contato assim que possivel, por favor aguardar.