Faculdade Católica Santa Teresinha

O QUE É PU? FCST

Pastoral Universitária

O anúncio do Evangelho e o cuidado com a dignidade humana são as prioridades da missão da Igreja, inclusive no ambiente universitário. E para realizar concretamente essa missão, a Igreja se organiza em pastorais conforme o ícone de Jesus, o Bom Pastor (Jo 10,11)

No ambiente universitário, a pastoral da Igreja exprime mais claramente a disposição para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, por se compreender em um espaço de pluralidades. Portanto, a Faculdade Católica, ao mesmo tempo em que adota, na identidade de pessoa jurídica, sua natureza confessional, assume também uma abordagem respeitosa e aberta ao diálogo com as diferentes expressões religiosas, que têm compromisso com a vida e a dignidade da pessoa humana.

Hoje a discussão se dá em torno da nomenclatura: Pastoral Universitária (PU) ou Pastoral da Universidade (PdU). A PU está diretamente vinculada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e PdU é aquela que é organizada internamente pela Instituição de Ensino Superior, que pode ter articulação externa ligada à Pastoral da Diocese e, consequentemente estar em diálogo com outras IES. Nesse impasse, a FCST pretende se definir somente após superada a fase atual de estudo e nucleação. No entanto, é possível fazer algumas considerações iniciais a respeito do impasse: PU – PdU.

A PU por estar mais alinhada à vida eclesial tem um viés mais devocional e catequético, de natureza paroquial, por isso alguns falam de uma Paróquia Universitária, inclusive com a presença de um capelão.

A PdU parece mais apropriada para uma pastoral mais envolvida com o mundo do ensino, da pesquisa e da extensão. O anúncio de Paulo, apóstolo, no Areópago é um exemplo de evangelização que inspira a PdU (Atos 17, 22-32). Nesse sentido ela abre um leque de possibilidades para a evangelização entendida como capacidade propositiva, que lhe é peculiar. Adequada à se inserir no campo da investigação e discussão, a PdU pretende encontrar seu espaço no mundo da ciência, zelando pelos princípios inalienáveis de defesa da vida e respeito à dignidade da pessoa humana.

Entre as duas metodologias de pastorais nas Universidades – PU e PdU – a diferença é que: a) A primeira assume a natureza doutrinária-catequética; b) a segunda expressa o aspecto evangélico-missionário.

Certamente o evangélico-missionário será mais bem recebido no espaço que recepciona a todos indistintamente, como é o mundo universitário.

Ambas as metodologias de interação pastoral estão comprometidas com os princípios da vida e dignidade humana. Daí por que, seja PU ou PdU, estarão pautadas em tais princípios, primeiramente no ambiente de convivência da Instituição, promovendo as ações lhe são inerentes:

  • Promoção humana e cultura cristã.
  • Formação bíblico-catequética.
  • Atividade de extensão na cidade e/ou região.
  • Assistência solidária.
  • Serviço de espiritualidade e oração.
  • Serviço de Liturgia.

Na FCST, a PU, assim chamada até que seja definida a nomenclatura) encontra-se na fase de estudo e nucleação, que começa com a inscrição dos interessados a compor o grupo, que vai trabalhar no Projeto pastoral nesta IES.

TIRE SUAS DUVIDAS

Preencher todos os dados no formulário corretamente para um melhor atendimento

Entraremos em contato assim que possivel, por favor aguardar.