Publicação de ações extensionistas do curso de psicologia

O livro Práticas extensionistas universitárias recepcionou dois artigos das atividades extensionistas da FCST, envolvendo as alunas do Curso de Graduação em Psicologia. Esse feito muito alegra a Instituição, pois é através da publicação que o Ensino Superior ganha visibilidade, comprovando a relevância da Instituição

Não é demais dizer que o Ensino Superior se apoia sobre o tripé do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Esta última ganhou mais vitalidade com a Resolução Nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE), na qual a Extensão passa a ser creditada, em consequência, passa a ser obrigatório constar na grade curricular das Faculdades.  

Uma vez, tornada uma disciplina a ser estudada por todos universitários, uma Instituição de Ensino Superior (IES) pode operacionalizar seu dever existencial de promover seu compromisso social na comunidade/região, externando na prática o que é teorizado em sala de aula.  

Nesse livro foram aceitos os Relatos de diversas Universidades, dentre as quais os da FCST, compondo os capítulos 3 e 4 do livro, respectivamente intitulados: 

– “Atividade psicoeducativa com adolescentes de Centro de Atendimento Socioeducativo do Rio grande do Norte”. 

– “Dialogando na feira livre de Caicó/RN: Qualidade de vida e saúde mental na menopausa”. 

Na apresentação do livro os organizadores sintetizaram história, desenvolvimento e atualidade da Extensão universitária, dizendo que: 

“A extensão teve início na Inglaterra, no século XIX, como forma de facilitar o acesso da comunidade à universidade, sendo tratada oficialmente no Brasil, pela primeira vez, no Estatuto das Universidades em 1937. A Constituição Federal de 1988 compõe, juntamente ao ensino e à pesquisa, a tríade indissociável nas Instituições de Ensino Superior, regendo sua missão e dever. 

As ações extensionistas, desenvolvidas incialmente numa abordagem assistencialista, buscam hoje a interação e o diálogo entre conhecimento científicos e conhecimentos tradicionais. Desta forma, universidade e comunidade externa identificam as demandas a serem abordadas e, conjuntamente, elaboram iniciativas para questões sociais, numa via de mão dupla, em que não só a sociedade externa é beneficiada, mas a universidade também é favorecida, quando associa teoria à prática. 

O propósito de criar uma coletânea de relatos de ações extensionistas vem do interesse em conhecer a diversidade de atividades atuais que contemplam as diversas áreas do conhecimento em nível nacional. Com esta forma de divulgação, buscamos o compartilhamento de diferentes abordagens teórico-metodológicas da Extensão e suas respectivas contribuições nas questões sociais.” 

A referência bibliográfica é a seguinte:  

TEODORO, João Vitor, PINTO, Inês Mendes. Práticas Extensionistas Universitárias. Inovar:  Mato Grosso do Sul, 2022.  

Também é possível baixar a obra pelo sítio eletrônico da Editora Inovar

https://www.editorainovar.com.br/livros-academicos/

Pesquisar

Postagens relacionadas

Categorias

.

anúncios