Faculdade Católica Santa Teresinha

ATIVIDADES DE ENSINO FCST

  • Júri Simulado

O Curso de Direito da Faculdade Católica Santa Teresinha realizou, no auditório da instituição, uma Mostra de Extensão no dia 22 de dezembro de 2021. O evento intitulado como Júri Simulado teve como tema: “Transfusão de sangue compulsória: Direito à vida ou à dignidade?”

Docentes e discentes das disciplinas de Direito Civil I, História do Direito e Filosofia Jurídica estiveram envolvidos na organização do Júri Simulado. Os professores criaram um caso que se aproxima de casos reais, tratou-se do caso de uma testemunha de Jeová que foi submetida a uma cirurgia e precisou de uma transfusão de sangue e o médico não realizou o procedimento obedecendo a paciente (as testemunhas de Jeová têm um documento que desautoriza a transfusão de sangue). O paciente morreu e o médico está sendo acusado pelo Ministério Público e pela família do paciente de homicídio. Para além do direito, é um debate científico, religioso e social, não pacificado nem mesmo na jurisprudência.

No júri simulado os alunos foram divididos em dois grupos: um grupo que atuou como acusação (Ministério Público e família da vítima) e o outro que atuou como a defesa do médico.

O Corpo de Jurados foi composto por cinco profissionais: Dr.ª Kalina (presidente eleita da OAB-Caicó), Professor Rilawilson, professor Saulo Torres, professor Alex Dantas e a professora Josiane Costa (Diretora Acadêmica da Faculdade Católica). Ao final do evento os jurados entregaram os formulários de avaliação com as notas e foi declarado que a defesa do médico prevaleceu, sendo este inocentado.

Segundo o prof. Augusto Maia “Um trabalho como esse possibilita que o aluno do curso de Direito cresça, que saia da zona de conforto e respire novos conteúdos que ele nem se dava conta. Isso é importante para a sua construção profissional, acadêmica e pessoal”.

 

TIRE SUAS DÚVIDAS

Entraremos em contato assim que possivel, por favor aguardar.